quarta-feira, 18 de junho de 2014

No concelho do nacional porreirismo...

Sabemos no país em que estamos. Nos dias que correm e nos próximos tempos haverá certamente uma dificuldade acrescida na gestão corrente dos pequenos clubes no nosso concelho. Dificuldades essas que sentimos pela crise económica que se vive e que  prevemos viver nos próximos tempos. 
Somos realistas e sabemos que os cortes chegaram às autarquias que, por sua vez, cortaram nos apoios ao associativismo. 
Mas, vamos ao concrecto. 
O Grupo Desportivo Cova-Gala, na época 2013/2014,  teve cerca de 120 atletas em actividade nas seguintes categorias: traquinas, benjamins, infantis, iniciados, juvenis e seniores. Em seniores, subimos à divisão de honra da AFC e por isso até merecemos um voto de louvor...
Para o ano estaremos na prova rainha do futebol distrital. Foram 10 meses de trabalho árduo e difícil do nosso grupo de trabalho, praticamente sem ajudas institucionais. 
Contar com ajudas de presidentes de câmara e de junta não é fácil, ou melhor, é correr um grande risco. Vejamos no concreto:  

Mais palavras para quê?.. 
Na Figueira, o que interessa é o Carnaval e o S. João. Uma rapaziada fixe que se junte para desfilar no Carnaval ou nas marchas de S. João em quanto é que é subsidiada? 
2 250, 3 000 euros? 
E uma colectividade que trabalha todos os dias em prol da formação social, cultural e desportiva da juventude em quanto é subsidiada? 
930 euros e 60 cêntimos, repartidos por 4 tranches no valor de 232,65!.. 
Temos enormes despesas correntes – gasóleo, luz, água, manutenção das instalações, inscrições dos atletas, despesas com a organização dos jogos, etc., etc., etc, etc., etc.,  e temos o apoio autárquico  que viram acima!.. 
Como é compreensível, mais do que tristes e desolados, sentimo-nos injustiçados.
Que critérios são estes? 
Os do nacional porreirismo?..

segunda-feira, 2 de junho de 2014